Diário nos Bairros: Eleições 2016

Os moradores do bairro Tomazetti querem segurança

Lizie Antonello

"

Foi sentado em frente à casa simples de alvenaria, com uma cuia de chimarrão na mão, que encontramos seu Adão Alves de Andrade, 79 anos, na Rua Catharina, bairro Tomazetti. Bastou puxar o assunto "eleições municipais" para o servidor público aposentado começar a contar as histórias dos tempos em que trabalhava na então Secretaria de Obras da prefeitura, nos idos das décadas de 1970, 1980 e 1990. 

Contou como trabalhou na construção do Parque Itaimbé e de outros pontos importantes da cidade. E também como viu as coisas mudarem no bairro onde mora há 56 anos. Acompanhou a chegada de mais e mais moradores, o surgimento de novas casas, a abertura de ruas, o asfaltamento do acesso principal ao bairro. Mas, infelizmente, nos últimos tempos, também tem visto a criminalidade aumentar no lugar.

É de difícil entendimento para a população, de qualquer faixa econômica ou idade, que o município se isente da responsabilidade sobre a segurança pública. Constitucionalmente, segurança é dever dos Estados. E, aqui, não estamos falando deste ou daquele mandato. 

Historicamente, os governos municipais alegam que assumem carga maior de responsabilidade do que deveriam em relação aos governos estadual e federal. No senso comum, a prefeitura deveria, sim, ter um mecanismo de controle e combate à criminalidade. 

E esse mecanismo deveria ser a Guarda Municipal. Ao mesmo tempo em que foi motivo de comemoração, o início das atividades da Guarda Municipal em Santa Maria, em junho de 2012, trouxe a expectativa que a medida reverteria em maior segurança à comunidade, o que acabou não se concretizando para a maior parte da população, que fica à margem do Centro, por onde circulam e atuam os agentes. 

Por dificuldades estruturais, déficit de pessoal ou limite de atuação, o fato é que os guardas municipais ficaram restritos às praças centrais, sede da prefeitura e, eventualmente, quando a situação fica crítica, alguma escola municipal da periferia. Quando são vistas, as rondas das viaturas se restringem às ruas centrais.

600 moradores ouvidos elegem as prioridades dos 41 bairros

Como há grande chance de a questão da segurança aparecer como prioridade de grande parte dos bairros visitados pela nossa reportagem, obviamente, o próximo prefeito não conseguirá atender a todos com a presença da Guarda Municipal. E também não ajudaríamos na solução do problema cobrando essa demanda do eleito. O grande desafio é, justamente, que sejam encontradas alternativas viáveis que possam, se não resolver, ao menos amenizar o problema que tanto aflige os moradores do bairro. 

Com um jeitão rural

O Tomazetti, vizinho do Lorenzi, é o bairro mais ao sul de Santa Maria, próximo à área rural do município. Essa sensação de interior fica bem evidente quando percorremos o bairro, principalmente nos locais onde estão sendo construídos novos condomínios, como no Parque das Oliveiras e"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

600 moradores ouvidos elegem as prioridades dos 41 bairros

Próximo

Prazo para regularização de imóveis termina em 19 de junho em Santa Maria

Economia